NOSSOS SERMÕES

SERMÕES DE FEVEREIRO

Pr. Marcos Antônio Duailibi

Palavra do dia 31/01/21 – IBJC

Texto: At 16.27-34

Texto áureo e Tema: At 16.31 "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."

 

Casa na Bíblia pode significar família, tabernáculo, templo...

Em Isaías 38.1 NAQUELES dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

                Se tem um texto lindo da Bíblia que me aproprio como promessa para a minha vida é essa passagem que temos como tema para a Palavra desta noite...

                O apóstolo Paulo estava em pleno trabalho ministerial... ele foi um fariseu radical, perseguia, respirava ameaças e mortes aos cristãos de seu tempo... mas Deus tinha um plano para a vida dele... e num encontro sobrenatural que teve com o Senhor, Jesus se manifestou a ele, e o mesmo ficou cego por três dias e três noites, e em jejum... Deus tocou no coração de um discípulo cristão em Damasco para que fosse orar por ele e o Senhor mostrou para Ananias o seguinte: Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

                Pronto... Paulo, de perseguidor passa a ser perseguido, passa a sofrer pelo Evangelho de Jesus Cristo...

. v.16 E em Filipos, Paulo juntamente com Silas sai para o lugar de oração, ousadamente, Satanás usava uma jovem  para adivinhação vai ao encontro de Paulo e Silas, e ela seguia-os e clamava o tempo todo dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias, mas Paulo, indignado, volta-se dizendo ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora, saiu.

. O que aprendemos... que o único espírito que deve se manifestar em nossas vidas, deve ser o Espírito de Deus e não outros que talvez possam até falar verdades bíblicas como a da passagem citada acima.

. v.19 Mas por causa dessa atitude, Paulo e Silas foram açoitados injustamente e presos.

. v.20 Judeus, perturbam a nossa cidade. O antissemitismo estava vivo já mesmo nesse tempo. O imperador Cláudio emitiu uma ordem por volta dessa época para expelir os judeus de Roma. Isso pode explicar porque prenderam apenas Paulo e Silas, pois Lucas era gentio e Timóteo meio-gentio.

. E ao carcereiro foi dada ordem que os guardassem com toda a segurança.

. O carcereiro, um funcionário público de Roma, obediente ele chega a colocar Paulo e Silas no cárcere interior e lhes prende os pés no tronco.

. Fui funcionário público e sei que as normas devem ser seguidas... o carcereiro fez a parte dele... mas é interessante notar o comportamento de Paulo e Silas vivenciando tal situação tão crítica e dolorida...

. Certamente a prisão era um lugar sem luz abundante, um lugar lúgubre, feito de pedras, muito desconfortável, mas no entanto, Paulo juntamente com Silas resolvem orar e cantar louvores a Deus, sendo que os demais companheiros de prisão os escutavam...

. Paulo e Silas estavam fazendo de uma situação muito ruim, uma grande oportunidade para evangelizar aqueles homens que estavam presos e também aos guardas e carcereiro do lugar...

. Deus usou essa situação crítica para mostrar o seu poder através dos discípulos de Cristo: Paulo e Silas... ocorre então um grande terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão, fazendo com que se abrissem todas as portas e então soltaram-se as cadeias de todos...

. O carcereiro, desesperado, ia suicidar-se, pois não queria esperar pela humilhação e dolorosa execução referente à fuga dos presos, pois quando o soldado romano permitia a fuga de um prisioneiro, pagava pela sua negligência com a própria vida.

. Paulo tinha grande percepção, discernimento e viu que o carcereiro iria suicidar-se... ele podia muito bem deixar aquele homem se matar e sair correndo com Silas daquele lugar, mas ele brada em alta voz: “Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!”

. O carcereiro viu que havia algo sobrenatural naquela situação, havia alguma coisa que fazia com que aqueles homens, mesmo numa situação de dor, injustiça e risco de morte, orassem, cantassem louvores ao seu Deus e permaneciam serenos em meio a tribulação!

. Aquele carcereiro percebeu isso, se abalou emocionalmente, precisou haver um terremoto, um abalo físico e também em suas emoções... chegou a ficar trêmulo diante daqueles dois simples homens, pergunta-lhes... Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Ele chamou de senhores aqueles que o tratavam de senhor... pois os presos chamam todos os agentes penitenciários de “senhor”...

. E você será que precisa de um abalo  em sua estrutura emocional para que reconheça que só Deus é o Senhor? Que Jesus é o caminho e a verdade e a vida?

. Essa pergunta faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa, você já  perguntou isso para alguém? Já se questionou a respeito da salvação?

. Você já pensou em sua vida após a morte? Entende que a vida não é apenas esse tempo que estamos passando aqui materialmente? A outra sim é que é mais importante... é a que vai permanecer... é a que vai valer pelos séculos dos séculos... então... já pensaste onde você vai passar a eternidade? No céu, perto de Deus, perto de gente boa, regenerada, transformada por Cristo, ou longe de Deus perto de gente que não quer saber das coisas de Deus e nem de viver uma vida sem maldições...

. Então ele ouve a mais importante mensagem de sua vida: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e toda a sua casa... ALELUIA!!!

. Irmãos a salvação não é apenas para você, é para você mas também para seu pai, sua mãe, seus filhos, seu esposo, sua esposa, seus parentes, seus vizinhos, seus colegas de serviço e a todos quantos o Senhor colocar  em seus corações aquele amor especial para levar essa tão grande bênção!!!

. Quando Abrão saiu de sua terra, além de sua esposa Sarai ele também levou a Lot, seu sobrinho, que depois de morar um bom tempo com seu tio, devido ao crescimento de sua fazenda e empregados, foi morar na região mais bonita de Sodoma e Gomorra, duas cidades impenitentes, perniciosas e pervertidas, que levaram ao limite a paciência do Senhor... pois bem,  foi salvo da destruição daquelas cidades, porque Abraão clamou por ele diretamente a Jeová Deus.

. Josué, o sucessor de Moisés em um momento de decisão tanto na liderança do povo de Israel, quanto no da sua própria família, fala claramente em Js 24.15: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

. Nós os que conhecemos a Cristo Jesus, que já entendemos a Palavra de Deus, temos que dar a direção aos nossos familiares, parentes, amigos e colegas, até estranhos... que não conhecem, não entendem, as vezes até nem dão a mínima para o evangelho do Senhor Jesus Cristo...  é lógico que a salvação é individual, mas creio que muita gente vai entrar no céu porque alguém o amou de tal maneira, que intercedeu, sacrificou e se relacionou para que o outro tivesse a oportunidade de conhecer tão grande amor sacrifical de Cristo Jesus!

. Sua casa já está toda salva? Você deseja isso para sua família? Então venha aqui e vamos orar por sua vida e a dos seus amados...

Pregação para o dia 14/02/21 – IBJC

Tema: Frutos de permanência para Deus

Texto: Jo. 15: 1-7, *16 e Mt. 7:17-20

            Jesus fez uma alegoria a respeito da videira, sendo Ele próprio a videira verdadeira e Deus Pai, sendo o lavrador. Ele falou em limpeza do pé de uva. Estive pesquisando em um site da internet, quais são os objetivos da poda.

  1. Existem três tipos de poda: a de formação, a de frutificação e a de renovação.

  2. Propiciar que as videiras frutifiquem desde os primeiros anos de plantio.

  3. Limitar o número de gemas para regularizar e harmonizar a produção e o vigor da planta.

            Entendo que existem dois tipos de frutos que todos nós devemos produzir, quais sejam: frutos para o Reino de Deus e frutos para nós mesmos, para a nossa própria vida....

            Então, frutos para o Reino, você vai ganhar almas para Jesus, vai permanecer firme na igreja, vai dizimar fielmente, vai ofertar, cooperar com missões, orando, contribuindo, promovendo e indo, vai praticar seus dons e talentos na igreja, e, por outro lado, nos frutos para você mesmo, são resultados que acontecerão em sua vida pessoal, vida com Deus e vida com as pessoas ao seu redor, Amém? 

            Assim, Deus deseja que todos nós possamos produzir frutos para Ele. E todos aqueles que dão frutos, Ele ainda limpa para que dêem mais frutos.

            Notamos em (15.1,2) então que é possível até aflições, provações como forma de crescimento espiritual – quero dizer com isso que é possível algumas situações difíceis em nossa vida serem usadas por Deus, para nos amadurecer diante de Deus e dos homens.

            Romanos 5. 3 e 4 nos diz: 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;

            Hebreus 12. 11-13 também nos diz: 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.12 Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, 13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,

            É interessante notar que só há um jeito de nos tornarmos limpos, que é pela Palavra de Deus. E certamente por isso que Deus também nos diz: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus”.

            Nós só podemos dar frutos verdadeiros se estivermos em Jesus e Ele em nós, através do seu Espírito Santo.

            Pode acontecer de pessoas gerarem frutos que não sejam frutos úteis, pois não estão ligados em Jesus. Então esses frutos não serão de qualidade, serão frutos podres, frutos não doces, frutos que caem antes de verdadeiramente ocorrer a maturação.

. Como está sua vida em relação ao Reino de Deus? Você tem produzido frutos para Ele ou só para você mesmo?

            Jesus é o tronco principal, é dele que procede a fonte, a seiva para a manutenção de nossas vidas tanto a espiritual como a material. Você já parou para pensar nesta frase final do versículo 5 de João: Sem mim nada podeis fazer? Quão séria é essa afirmação meus irmãos, Sem Jesus nós nada podemos fazer de verdadeiramente útil e válido em nossas vidas!!!

            Existem muitas pessoas que vêm à igreja, porém não estão ligados no tronco verdadeiro que é Jesus, por isso serão lançados fora  como a vara e suas vidas se acabarão como as varas secas, que só servem para uma coisa, o fogo. Muitos chorarão quando no juízo de Deus tiverem que ouvir o decreto de Deus que serão lançados no lago de fogo e enxofre e ficarão eternamente longe de Deus.

            As vezes temos pedido coisas e não temos conseguido porque não estamos em Cristo e a sua Palavra não está em nós, porque se estivermos Nele e a Palavra dele estiver em nós, pediremos tudo o que quisermos e nos será feito.

            Para que objetivamente sejamos chamados de discípulos, precisamos dar frutos, muito fruto e nisso será glorificado o nome de Deus.

            Nós verificamos claramente pelo texto de João lido que Cristo é a nossa sombra protetora, Ele é a vida, e ensina-nos em certo sentido que situações que nos parecem difíceis em nossas vidas são como podas em um pé de uva, que são feitas para aumentar a produção de frutas. Deus quer ver resultados em sua vida meu irmão, minha irmã. Ele mostra que a falta de fruto tem uma consequência e essa consequência pode levar muitos ao fogo eterno, nós precisamos deixar que a Palavra de Deus nos purifique, precisamos permanecer em Cristo, pois somos fracos.

            O homem pode até se orgulhar em suas realizações pessoais, mas não entende que é fraco, e por ser fraco precisa de estar junto com Cristo todo o tempo, precisa permanecer em Cristo, pois é incapaz de viver e realizar seus sonhos sem a ajuda de Jesus Cristo.

            Quanta gente não tem permanecido em Cristo meus queridos, quanta gente está sendo sujeita a cair naquilo que o versículo 6 de João 15 diz: 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.   

            Quantos são os conhecedores da Palavra que estão desviados, quantos acham que podem viver suas vidas sem compromisso, mesmo já tendo conhecido e experimentado a nova vida em Cristo, e estão arriscando serem pegos de surpresa e partirem para a eternidade sem Cristo?

            Em Mt 21.18 em diante, nós vemos:  Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; 19  e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. 20  Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! 21  Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; 22  e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.

            E você, está à beira do caminho, como aquela figueira? Você é um crente que está ligado ao corpo, ou seja, à igreja, ou tem estado sem envolvimento, sem compromisso com sua igreja, e o pior de tudo, sem frutos, pois é isso que Cristo quer... que produzamos frutos!   

            Além disso, Deus quer  que você também produza frutos em sua própria vida Ele quer santificação em sua vida... E o que seria essa santificação, seria o mesmo que separação do mundo... não se deixar contaminar pelos moldes do mundo, e só há uma forma de você se livrar da influência do mundo, que é se envolver no Reino de Deus, se envolver com a sua igreja, pois é nela que a Palavra purificadora é pregada todas as semanas...

            Com a sua vida santificada, você terá sua vida dirigida pelo Espírito, como é nos dito em Gálatas 5.16-26: 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

. Como está sua vida em relação ao Reino de Deus? Você tem produzido frutos para Ele ou só para você mesmo?

            Vamos orar a Deus pedido para que Ele nos ajude a produzir frutos em abundância, frutos de permanência para o Reino de Deus?

Logo_IBJC_400x475.png